A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Todas as organizações têm como seu maior patrimônio o capital humano. Mesmo que possua tecnologia avançada, marcas consolidadas ou mercado definido, a concorrência, a inovação e as mudanças no cenário atual exigem a busca constante de aperfeiçoamento, o que se dá através das pessoas.
Os níveis mais altos da organização (Diretorias, Gerências e lideranças em geral) devem, obrigatoriamente, visualizar e planejar objetivos e metas de médio e longo prazo, caso contrário a organização estará fadada à estagnação e perda de mercado.
Nesta perspectiva, o maior desafio das organizações é o de adequar seu capital humano a estas metas, aumentando a produtividade de seus colaboradores e garantindo o cumprimento de suas metas.
Outro aspecto a se ressaltar é a importância da avaliação para os funcionários: através desta sistemática, é possível construir um clima organizacional de aprendizagem e desenvolvimento, tornando cada um responsável pela sua trajetória de crescimento profissional.
Assim, é importante que o empresário possua alguma forma de avaliar e acompanhar o desempenho e os resultados que as pessoas estão produzindo através da realização de suas tarefas. Só é possível melhorar aquilo que se pode medir ou aferir. Portanto para que se possam propor melhorias ao desempenho de uma pessoa, é necessário um processo de avaliação e acompanhamento, por mais simples que seja.
Em síntese, seguem alguns MOTIVOS para acompanhar o desempenho desses resultados:
Ø Adequação do indivíduo à função que está ocupando;
Ø Otimização da produtividade do profissional;
Ø Treinamento (identificar os pontos fracos a serem desenvolvidos);
Ø Possibilidade de promoções, ou deslocamento para outras funções (identificar os pontos fortes que podem ser melhorados);
Ø Incentivo salarial ao bom desempenho;
Ø Estímulo à maior produtividade e melhores resultados;
Ø Retorno de informação ao próprio indivíduo com o conseqüente crescimento pessoal e profissional.
0 comentários:
Postar um comentário