Candidato pode causar boa impressão antes, durante e depois da conversa.
Linguagem corporal e manias estranhas podem tirar pontos do profissional.
Os profissionais que se preparam para entrevistas de emprego utilizam boa parte do seu tempo para saber como responder às perguntas mais comuns e também para conhecer a empresa. Esta preparação é importante, mas o candidato não deve esquecer que o recrutador não avalia somente o que ele fala, a forma como ele se expressa e outras atitudes também podem somar ou tirar pontos na hora da avaliação.
Para a consultora de carreiras Padmaja Ganeshan-Singh, do PayScale, os candidatos devem saber como usar a comunicação silenciosa com um potencial empregador.
Veja, abaixo, 12 dicas para causar boa impressão antes, durante e depois da entrevista:
Antes da entrevista
1) Se inscrever para diversos cargos na mesma companhia, com o mesmo currículo
Cada emprego é diferente e exige habilidades diferentes. Se o profissional não atualiza seu currículo ou o customiza para cargos diferentes, ele estará sabotando suas chances.
Ter o mesmo currículo para diferentes cargos não mostra os talentos do candidato. Isso só mostra que ele deve ter se inscrito para várias vagas sem nem ter lido a descrição do trabalho
2) Cartão de apresentação é um resumo do currículo
A cartão de apresentação é a oportunidade que o candidato tem de mostrar suas habilidades para que o recrutador acredite que ele é a melhor opção para o cargo em questão. Somente colocar as informações que estão no currículo é destruir essa oportunidade.
3) Erros no currículo
Erros de digitação, gramática ruim, uso de chavões e mentiras podem custar o emprego dos sonhos e até mesmo uma conexão com a empresa no futuro.
4) Publicações na internet
As empresas têm usado a internet e as redes sociais com ferramentas para obter mais informações do profissional e também para recrutar. Por isso, os candidatos devem ter cuidado com o postas em seus perfis (pessoal e profissional) para não colocar em risco uma possível entrevista de emprego.
Durante a entrevista
1) Linguagem corporal não é amigável
Não fazer contato visual, não sorrir, não cumprimentar ou ter as mãos firmemente travadas contra o peito são sinais físicos que, consciente ou inconscientemente, falam sobre a personalidade do profissional. Se o candidato está completamente fechado, ele está enviando sinais de que não é um bom 'jogador' para a equipe e que não gosta de interagir.
2) Manias estranhas
Profissionais inquietos, que não param de se mexer na cadeira ou que puxam o cabelo correm o risco de distrair o entrevistador e ainda passar a impressão de que está tenso ou distraído demais para participar da entrevista.
3) Longas pausas
É normal fazer algumas pausas durante a conversas, mas pausas muito longas podem 'testar' a paciência do recrutador. O candidato pode até pedir um tempo para responder uma pergunta complexa, não para questões como 'fale sobre você'
4) Não agradecer pela entrevista
'Foi bom conversar com você', 'Gostei dessa discussão' ou 'Obrigado pelo seu tempo, estou ansioso para as próximas etapas' são algumas frases que podem servir para encerrar uma entrevista. Isso mostra que o candidato é cortês e que ele também estava interessado e envolvido na discussão.
5) Pai ou mãe na entrevista
Somente o candidato deve estar na entrevista. Pai, mãe ou amigos não devem comparecer, ao menos que a empresa faça esta solicitação.
Após a entrevista
1) Não atende ligações e não retorna
Se o recrutador está tentando falar com o candidato, ele deve atender e conversar, mesmo que tenha perdido o interesse na vaga. Por outro lado, o profissional que não atende, depois de algumas tentativas, passa a impressão que não tem interesse no cargo.
2) Atualizar recrutador sobre atual posição
Se o profissional for estudar ou trabalhar fora do país ou se ele passou em um processo seletivo de uma outra empresa é importante que o recrutador tenha essa informação para que ele possa tomar uma decisão adequada para vaga em questão.
3) Erros pós-entrevista
Não mandar agradecer pela oportunidade (por e-mail ou telefone), tentar contato com o recrutador pelas redes sociais ou perseguir o entrevistador são alguns dos erros mais comuns cometidos por candidatos. Mesmo que a ansiedade seja grande, o profissional deve fugir dessas situações.
Fonte G1
Dicas de leitura da Talentos Brilhantes para a sua carreira:
Clique no assunto de seu interesse:
- 05 erros que funcionários não sabem que cometem no trabalho
- 08 dicas para lidar com o desemprego
- a ousadia pode ser bem recompensada no trabalho
0 comentários:
Postar um comentário