Liderar não é uma tarefa simples, por mais que às vezes pareça. Muitas vezes os gestores apenas ocupam uma posição hierarquicamente superior, sem necessariamente desempenharem papel de líder. Se você é um gestor e deseja aprimorar sua capacidade de gestão e liderança, as 5 dicas a seguir podem ajudar. Se você não é gestor, lembre-se que a veia da liderança não depende unicamente da nomenclatura de um cargo, e as dicas abaixo podem ser bastante construtivas em relação ao seu desempenho profissional. Confira:
1 – Dê exemplo
Um bom líder, em primeiro lugar, é um exemplo para os subordinados. O gestor só pode cobrar com veemência aquilo que ele mesmo faz. Desde a organização, o comprometimento até a qualidade das relações interpessoais, o líder precisa ser um modelo a ser seguido pelos demais.
2 – Tenha equilíbrio emocional
Habilidades comportamentais atualmente contam tanto quanto conhecimentos técnicos. Um líder de qualidade precisa ser suficientemente centrado, a ponto de lidar com calma e jogo de cintura com situações complicadas e conflituosas. O primeiro grande desafio do líder é tratar da mesma forma todos os seus subordinados, mesmo com personalidades e competências diferentes. A partir daí seguem situações múltiplas, que dependem exclusivamente do equilíbrio emocional do gestor.
3 – Seja objetivo
Habilidade de comunicação, ser direto em colocações e feedbacks, deixar claro quais são as expectativas para cada projeto ou tarefa são capacidades inerentes a um líder de qualidade. Prolixidade, indiretas e um líder que não sabe se colocar ou se exime de responsabilidades são características destrutivas quando se fala de mercado de trabalho.
4 – Seja organizado
Planeje, saiba o que quer. Um líder que não sabe do que precisa ou que nunca tem um plano para situações de risco simplesmente não está cumprindo o próprio papel.
5 – Tenha comprometimento
Pontualidade, assiduidade, organização, envolvimento, entrega. Um líder precisa estar por dentro de todas as atividades realizadas por sua equipe. Ele precisa oferecer suporte, ter sempre um “plano B”, estar sempre presente em reuniões e ajudar na tomada de decisões. Um líder comprometido soma muitos pontos na qualidade do trabalho realizado por uma equipe.
Fonte Gazeta do Povo
Clique no assunto de seu interesse:
- 05 erros que funcionários não sabem que cometem no trabalho
- 08 dicas para lidar com o desemprego
- a ousadia pode ser bem recompensada no trabalho
0 comentários:
Postar um comentário