Em pesquisa realizada com centenas de recrutadores, foi possível analisar comportamentos que mais podem prejudicar um candidato o afastando de possíveis contratações.
Vale ressaltar que a maioria das atitudes indicadas são facilmente contornadas, basta o candidato estudar e alinhar ideias antes de uma entrevista.
Confira na sequência os principais resultados da pesquisa e as dicas para se livrar destes comportamentos.
No momento de analisar currículos para um processo seletivo, o que é visualizado primeiro?
Descrição das experiências anteriores 85,6%
Formação acadêmica 56,1%
Objetivo profissional 47,8%
As experiências, formação e objetivo foram os resultados mais citados ao responder a questão, e por isso o currículo de um profissional deve ser completo, mas conciso, é preciso ir direto ao ponto uma vez que selecionadores analisam diversos currículos por dia, se o currículo não for objetivo, ele será descartado.
Na questão da expressão corporal, o que é considerado mais negativo no comportamento de um candidato?
Não olhar nos olhos 83,5%
Má postura 70,1%
Braços cruzados 38,5%
Nesta questão o intuito foi identificar quais posturas em uma entrevista são mal vistas pelos recrutadores. É interessante observar que as respostas mais frequentes são posturas desagradáveis não apenas na hora de uma entrevista, mas em todas as situações do dia a dia de uma pessoa.
Um profissional deve ter o dobro de cuidado em uma entrevista, demonstrar interesse, prestar atenção, ser agradável e manter a postura durante todo o processo é mais do que necessário, afinal, tudo está sendo avaliado e contará contra ou a favor do candidato.
E na expressão verbal, o que causa má impressão?
Gíria 67,0%
Falta de clareza ao se expressar 55,9%
Erro gramatical 51,3%
Vale sempre lembrar que antes de toda e qualquer entrevista é preciso estudar e alinhar tudo o que deve ser transmitido ou não, treine, apresente para alguém suas ideias e se atente para não cometer vícios de linguagem. A preparação é a melhor maneira de se livrar destes comportamentos.
Sobre vestimenta e apresentação pessoal, o que pode prejudicar um candidato no processo seletivo?
Mulheres:
Comprimento das roupas 73,2%
Maquiagem pesada 44,9%
Tatuagem/Piercing 33,3%
Homens:
Camiseta de time 61,6%
Barba por fazer 48,6%
Excesso de acessórios (correntes, anéis, pulseiras, etc.) 40,2%
Para se livrar dos julgamentos quanto a vestimenta a regra é básica: bom senso! É preciso entender como é a cultura da organização ou consultoria que está realizando as etapas de recrutamento. Existem locais mais tradicionais e nestes ambientes é preciso redobrar o cuidado com as roupas e acessórios em geral.
Em locais mais descontraídos é possível se vestir de forma mais livre, mas como é o primeiro contato é sempre melhor se apresentar de maneira mais formal e se adequar conforme as possíveis próximas fases.
Sobre comportamento e argumentação de um candidato, quais aspectos são prejudiciais na hora da entrevista?
Não demonstrar interesse/entusiasmo 67,0%
Ficar disperso durante a entrevista 62,7%
Perguntar, logo de início, sobre salário e benefícios oferecidos 40,9%
Um recrutador ao convocar um candidato busca por pessoas que estão realmente interessadas na oportunidade oferecida, em muitos convites para entrevistas o candidato já é questionado sobre o seu interesse, por isso, quando um candidato não demonstra interesse é tão frustrante para selecionadores.
Outro fator que a pesquisa mostrou é que candidatos que questionam muito sobre salários e benefícios também podem estar se prejudicando. Em uma entrevista inicial é sempre melhor escutar mais e responder com calma os questionamentos. Perguntar sobre remuneração não é um problema, mas isso pode ser feito ao final da entrevista.
Hoje o comportamento de um candidato possui quase o mesmo peso que as competências técnicas, por isso, é importante se portar de maneira correta em uma entrevista, afinal, entrevistas podem ser as primeiras e únicas oportunidades de se apresentar.
Fonte: Portal Carreira & Sucesso
Dicas de leitura do Talentos Brilhantes para a sua carreira:
Clique no assunto de seu interesse:
- 10 motivos porque você continua desempregado
- 10 maneiras de fazer um recrutador odiar você
- 03 teorias da psicologia que vão ajuda-lo a se comunicar melhor
0 comentários:
Postar um comentário