O que você vai aprender neste curso:
SOBRE O CURSO
O curso de Cerâmica é voltado para jovens e adultos que desejam atuar no segmento de cerâmica, em especial na fabricação de telhas, tijolos e demais artefatos cerâmicos. O curso dá uma visão geral sobre os processos produtivos cerâmicos e de ensaios. O curso visa introduzir o aluno nesta profissão onde atualmente 90% das empresas de cerâmica vermelha são micro e pequenas empresas. As empresas de pequeno porte são responsáveis por mais de 54% dos empregos formais, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além disso, as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Hoje, a indústria cerâmica tem participação da ordem de 1% do PIB brasileiro com aproximadamente 5.000 empresas, a maioria micro-indústrias, que empregam 110.000 trabalhadores. O estado de São Paulo conta com 21% das indústrias e emprega 24% dos trabalhadores da indústria cerâmica no Brasil.
AULA 01
INTRODUÇÃO. Breve histórico da cerâmica; definição de cerâmica; classificação das cerâmicas; materiais refratários; materiais abrasivos; cerâmica de alta tecnologia.
AULA 02
ARGILAS E SILICATOS. O que é argila; formação geológica das argilas; tipos das argilas; impurezas das argilas e suas influências; propriedade das argilas.
AULA 03
PROCESSO PRODUTIVO. Etapas do processo produtivo; extração das matérias-primas; o que é sazonamento; preparação da massa; técnicas de prensagem e extrusão.
AULA 04
PROCESSO PRODUTIVO - CONFORMAÇÃO DAS PEÇAS. Técnicas de secagem (natural e artificial); cozimento e queima de peças em cerâmica; sistema de resfriamento das peças; esmaltação; monoqueima.
AULA 05
PROCESSO PRODUTIVO - CONTROLE DE QUALIDADE. O que é o controle de qualidade; ferramentas do controle de qualidade; estocagem das cerâmicas; estocagem de telhas em cerâmica; transporte das peças.
AULA 06
PROCESSO PRODUTIVO DA CERÂMICA VERMELHA. Processo produtivo da cerâmica vermelha; máquinas e equipamentos utilizados; fila de espera e secagem das peças; verificação das características físicas das peças.
AULA 07
ENSAIOS CERÂMICOS I. Ensaios cerâmicos; amostragens preliminares e extensivas; processo de quarteamento.
AULA 08
ENSAIOS CERÂMICOS II. Análise granulométrica; reações de precipitação seletiva e de complexos de corantes; análise mineralógica; análise térmica; retração linear; tensão de ruptura.
AULA 09
AMOSTRAGEM PARA USO TECNOLÓGICO. Métodos de amostragem de argilas para uso tecnológico: Amostragem Preliminar; Amostragem de Jazidas ou Cortes de Estrada; Amostragem em Várzea; Amostragem de Argila "Bruta" já extraída e Formação da amostra.
AULA 10
ENSAIOS DE BLOCOS. Interpretação dos ensaios de blocos cerâmicos: Identificação do fabricante, Características geométricas, físicas e mecânicas e dimensões de blocos cerâmicos de vedação.
AULA 11
ENSAIOS DE TELHAS. Interpretação dos ensaios cerâmicos de telhas: identificação do fabricante, sonoridade, retilineidade e planaridade, massa, tolerância dimensional, unidade de comercialização, dimensões efetivas, rendimento médio e ruptura à flexão.
AULA 12
TÉCNICAS DE PESQUISAS. Definição e tipos de várzea; conceito e métodos de pesquisa; planejamento da lavra; conceito e métodos de extração e definição métodos e exemplos de homogeneização.
0 comentários:
Postar um comentário